Cuidados especiais que devemos ter nas redes sociais

05/12/2015 21:55

“Devemos acreditar em Deus e em nossos pais, em todos os outros devemos passar o antivírus” . Nas redes sociais todo cuidado ainda é pouco.

Outro dia estava trabalhando em meu computador no trabalho, e uma colega que estava em seu horário de almoço comentou: "Que delicia de bolo este que você postou no Facebook".

Eu que não estava em horário de almoço e não havia postado nada me assustei e disse que não havia postado nenhuma imagem de bolo. Mas ela insistiu que estava em meu perfil e tinha sido postado há minutos atrás.

Fui olhar e estava mesmo. Fiquei sem graça e me lembrei de que minha filha mais nova usava meu perfil, e ela é quem tinha postado a imagem do bolo.

Isso me alertou para um risco que corria, se meus superiores vissem a postagem e comparassem meu horário de trabalho poderiam me questionar e até mesmo me repreender por isso.

Redes sociais são ótimas ferramentas para comunicação e network, mas, se não são bem administradas, podem levar a prejuízos como o risco de perder o emprego.

Cuidados especiais:

  • 1. Cuidado com o que publica a seu próprio respeito

    Algumas pessoas se expõem demais nas redes sociais, postando fotos de sua casa, seus pertences, viagens. E pior, muitas até avisam quando estarão viajando dando todas as dicas para que pessoas mal-intencionadas possam agir.

  • 2. Não acredite em tudo o que vê

    Há muitos casos de pessoas que se apresentam com perfil falso só para serem aceitas e, ao começarem uma amizade, envolvem a pessoa em alguma armadilha. Principalmente quando a vitima é criança ou adolescente.

  • 3. Não clique em todos os links sugeridos

    Cuidado ao sair clicando em links sugeridos até mesmo por amigos, pois como falamos no item anterior, pessoas criam perfis falsos e se aproveitam para mandar vírus que podem danificar seus arquivos e computador, ou até mesmo roubar senhas e se apoderarem de seu perfil, ou contas bancárias.

  • 4. Fotos de família com dados

    Todos querem postar suas fotos e de familiares, mas fotos com muitas informações, como nome, local, datas, eventos, local de trabalho etc, é expor demais a segurança da família, pois qualquer um pode além de usar os dados, copiar as fotos e usá-las indevidamente.

  • 5. Informações financeiras e compra de bens

    Isso nunca deve ser exposto, pois é uma porta aberta e com convite de entrada para os mal-intencionados. Comentários inocentes como dizer que foi ao banco tal e pegou a maior fila, já é uma informação de onde você tem conta. Postar foto do carro novo na garagem, da nova televisão de 40 polegadas que acabou de comprar, é outro chamariz.

  • 6. Planejar uma festa ou recepção em seu perfil

    As redes sociais são excelentes meios para fazer um convite em massa para amigos e familiares daquela festa que pretende dar em sua casa ou em outro local que tenha que expor endereço e horário. Há aplicativos que permitem que você promova eventos privados, onde somente pessoas que forem convidadas poderão ver e participar. Não deixe de se informar dos aplicativos de proteção que as redes oferecem.

  • 7. Fofoca e difamação

    Às vezes, dá vontade de falar pra todo mundo o que pensa de pessoas que fizeram algo que você não aceitou ou se sentiu ofendido, mas este é um grande perigo que se corre. Pois a pessoa pode inverter a situação até mesmo usando a postagem como prova de injuria de difamação.

    Estes são alguns cuidados que se deve ter ao navegar pelas redes sociais e internet. Uma maneira simples para ponderar se você está exagerando na exposição de sua vida e família nas postagens é pensar da seguinte maneira:

    • Ao comprar algum novo bem para sua casa ou família, abriria as portas da sua casa e ficaria convidando a todos que passassem para entrar e ver o que acabou de comprar?

    • Colocaria fotos de sua família em eventos que fizeram expostas na calçada para que todos pudessem ver, e se quisessem pudessem levar embora?

    Quando não se toma os cuidados necessários com as postagens é exatamente isso que se faz, estamos expondo nossa vida a qualquer um, pois você não sabe quem está do outro lado e muitas vezes nem mesmo que a pessoa é quem diz ser.

  • Postado e publicado por: Elder Pereira

  • Familia